Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4427
Título: A Aprendizagem da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Barreto, Juliana de Souza
Palavras-chave: Aprendizagem
Leitura
Escrita
Alfabetização
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: O nosso trabalho tem como eixo central o conhecimento do processo de aprendizagem da leitura e escrita em crianças que se encontram em fase de alfabetização. Reconhecer como acontece esse desenvolvimento é de grande relevância aos educadores e a todos aqueles que se interessam por essa área do conhecimento, pois sabe-se que para o exercício pleno em práticas de leitura e escrita na sociedade contemporânea é necessário mais do que a capacidade de decodificar os signos linguísticos. A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer como acontece o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética e identificar como este processo pode ser efetuado de maneira que a criança torne-se leitora e escritora autonôma na sociedade atual. Para tanto, buscamos investigar na prática pedagógica de algumas professoras como elas concebem esse aprendizado e como o viabilizam na prática a fim de ensinarem seus alunos a lerem o texto e o contexto. Desse modo, percebemos que só um ensino de qualidade voltado para o exercício da língua em práticas de leitura e escrita e comprometido com a realidade social poderá oferecer aos aprendizes da língua o pleno exercício de sua cidadania.
Descrição: Barreto, J. de S. A Aprendizagem da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. 49f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4427
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana de Souza Barreto.pdfJuliana de Souza Barreto621.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.