Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/446
Título: A metodologia da resolução de problemas sobre o enfoque da etnomatemática para o ensino de funções em turmas da EJA
Autor(es): Queiroz, Adélia de Souza
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Resolução de problemas
Etnomatemática
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: O presente trabalho abordará o conteúdo de funções usando a metodologia da Resolução de Problemas sobre o enfoque da etnomatemática em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta modalidade de ensino oferece formação tanto para jovens quanto para adultos que por algum motivo tiveram os estudos interrompidos e foram impossibilitados de concluir os estudos no tempo adequado. Para a realização deste trabalho nos embasamos em autores como Paulo Freire e D‟Ambrósio e suas teorias foram de fundamental importância para o desenvolvimento e conclusão do trabalho. Tendo como objetivos oferecer aos alunos da EJA uma aula diferenciada, promover a aquisição de novos conhecimentos e valorizar os saberes adquiridos nas interações sociais tomando-os como ponto de partida para um saber sistematizado foi realizada uma atividade pedagógica na qual trabalhamos algumas situações problemas pertinentes a realidade dos educandos. No intuito de traçar um perfil da turma na qual foi aplicada a atividade, aplicamos um questionário e partindo das informações adquiridas e levando em consideração os valores culturais, as especificidades da comunidade, os saberes adquiridos com as experiências do dia-a-dia e os conhecimentos prévios dos alunos, criamos situações problemas para abordar o conteúdo de funções, uma vez que através de situações problemas que façam parte do cotidiano do alunado, eles têm a oportunidade de pensar, de criar estratégias, levantar hipóteses, percorrer vários caminhos para chegar à solução do problema, levando-os dessa forma a construir um conhecimento significativo.
Descrição: QUEIROZ, A. de S. A metodologia da resolução de problemas sobre o enfoque da etnomatemática para o ensino de funções em turmas da EJA. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/446
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adélia de Souza Queiroz.pdfAdélia de Souza Queiroz805.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.