Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4464
Título: Autopercepção da saúde bucal do idoso com DTM: uma abordagem quantitativa
Autor(es): Dias, Mikaele Aryelle Pessoa
Palavras-chave: Articulação temporomandibular
Saúde bucal
Saúde do idoso
Qualidade de vida
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a autopercepção da Saúde Bucal do idoso portador de Disfunção Temporomandibular, com uma abordagem quantitativa através do Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI). Para coleta de dados, foram utilizados os prontuários dos pacientes atendidos na Clínica da Dor da Universidade Estadual da Paraíba/Campus I, que possuíam idade igual ou superior aos 60 anos e DTM leve, moderada ou severa segundo o Ìndice Anamnésico de Fonseca (Dickson Martins Fonseca). Foram realizadas análises descritivas de frequência e porcentagem, medidas de tendência central e dispersão . Utilizaram-se ainda técnicas inferenciais, como teste t, alfa de cronbach (α), correlações de Pearson e bisseriais. Dos 119 prontuários avaliados, a maioria foi do sexo feminino (72,3%) com predominância do ensino básico na escolaridade (38,7%) e renda menor que um salário mínimo (61,3%). Com relação ao grau de severidade da DTM, a maioria dos idosos eram portadores de DTM leve (57,1%) e possuía uma baixa autopercepção. O DMF se associou negativamente com o índice de GOHAI, ou seja, quanto maior a pontuação do DMF, menor a do índice de GOHAI. O escore final do GOHAI foi considerado baixo, o que indicou um impacto negativo das condições de saúde bucal na vida diária dos idosos avaliados, sendo associado de maneira estatisticamente significante com as variáveis sexo, autoavaliação da necessidade de tratamento odontológico e a presença de sinais e sintomas de DTM.
Descrição: DIAS, M. A. P. Autopercepção da saúde bucal do idoso com DTM: uma abordagem quantitativa. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4464
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikaele Aryelle Pessoa Dias.pdfMikaele Aryelle Pessoa Dias693.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.