Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dutra, Débora Thomaz Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-29T13:40:15Z | - |
dc.date.available | 2014-07-29T13:40:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.623 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4478 | - |
dc.description | DUTRA, D. T. C. Produção e ensino de gêneros textuais através de processos de retextualização e práticas de leitura. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dividido em três capítulos: I. Oralidade e Escrita: formulação e organização; II. Processos de Reescrita; III. Práticas de produção com a retextualização de gêneros escritos. Embasa-dos em teorias propostas por Marcuschi (2008, 2010), Aldrigue (2000) Geraldi, (2004, 2006) e Motta-Roth (2008), este trabalho aborda questões relativas à produção e ao ensino de gêneros textuais. No objetivo de se utilizar os gêneros como ferramenta social discursi-va para práticas de leitura e produção textual através de atividades de retextualização, de-senvolvemos uma pesquisa por meio de aplicação de produções textuais com aproximada-mente 25 alunos do 3ºano do Ensino Médio, da Esc. Est. de Ens. Fund. e Méd. Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, em Belém-PB. Para tanto, foram solicitadas produções com a retextualização de gêneros embasados no ensino de produção textual por meio de atividades sociais. Precedida de atividades de planejamento, (re)leitura, (re)escritas, já que a produção textual não é mecanicista, oferecemos aos alunos um contexto que lhes propici-asse a oportunidade de trazer ao texto sua leitura /visão de mundo e que lhes desse possibi-lidades de ampliá-la, pois não podemos avaliar um texto como se estivesse pronto e acaba-do, se faz necessário considerá-lo como um processo de permanente elaboração. O papel da instituição escolar é o de formar discentes proficientes quanto à leitura e produção tex-tual, a qual o professor encara como desafio a investigação para a efetividade no âmbito social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Wanilda Lima Vidal de Lacerda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.title | Produção e ensino de gêneros textuais através de processos de retextualização e práticas de leitura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - ITPELL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Débora Thomaz Cavalcante Dutra.pdf | Débora Thomaz Cavalcante Dutra | 4.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.