Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Vanessa Gabriela Zacarias | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-29T13:40:38Z | - |
dc.date.available | 2014-07-29T13:40:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4481 | - |
dc.description | MONTEIRO, V. G. Z. Produção textual: da composição aos gêneros. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista as discussões e inovações a respeito das relações entre as novas teorias linguístico-textuais e a prática cotidiana do Ensino de Língua Portuguesa, ressaltamos a importância do texto em sala de aula ancorado na perspectiva dos gêneros textuais. Nesse sentido, surgem inquietações para que possamos analisar com minuciosidade o que merece ser destacado nas aulas de LP atualmente, já que, em alguns momentos, o texto aparece como pretexto para as análises gramaticais e textuais. Após analisarmos o trabalho com o texto na escola, notamos a necessidade de pesquisar e investigar o percurso sócio-histórico da Produção Textual, mostrando que esta foi concebida de diferentes formas ao longo das mudanças de concepções subjacentes à disciplina Língua Portuguesa. Portanto, objetivamos com a presente pesquisa analisar as fases da produção textual e compreendermos as concepções que norteiam o texto nas décadas anteriores e em pleno século XXI, fundamentados pela teoria voltada para a perspectiva sociocognitiva e interacionista de ensino como, Bakhtin (2003), Marcuschi (2007, 2008), Bunzen& Mendonça (2006, 2013), Geraldi (2003), entre outros. Dessa forma, constatamos que durante séculos a Língua Portuguesa e o texto vêm sofrendo positivas modificações, apontando caminhos promissores para o ensino contextualizado e ancorado, cada vez mais, em uma perspectiva social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Gêneros | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Produção textual: da composição aos gêneros | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - ITPELL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanessa Gabriela Zacarias Monteiro.pdf | Vanessa Gabriela Zacarias Monteiro | 737.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.