Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Raquel Lima Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-29T13:40:45Z | - |
dc.date.available | 2014-07-29T13:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.623 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4482 | - |
dc.description | OLIVEIRA, R. L. A. de. Atividades de reescrita: práticas e possibilidades. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de indicar como estratégias de reescrita podem contribuir para o aprendizado efetivo da escrita. Para isto, partimos do pressuposto de que é importante que o professor compreenda que a escrita faz parte de um processo e que as atividades de correção e avaliação devem, prioritariamente, direcionar o aluno a reescrever seu texto para que fique adequado ao gênero e, consequentemente, à situação comunicativa proposta. Por isso, apresentamos conceitos relacionados à avaliação, reescrita, gêneros e sequência didática, por entendermos que se faz necessário compreender os múltiplos aspectos que envolvem o aprendizado da escrita. Tendo como fundamentação teórica Marcuschi (2012), Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004), Menegassi (2013), Serafini (1998), Bazerman (2005,2007) entre outros, explicitamos como acontecem as avaliações dos textos pelo professor e quais as possibilidades de aplicar estratégias de reescrita para a atividade de escrever seja bem sucedida. Para tanto, apresentamos o desenvolvimento do projeto de leitura e produção do gênero Memórias Literárias Lembro como se fosse hoje, que aconteceu na EEEFM Ivan Bichara Sobreira, no município de Lagoa de Dentro – PB, analisamos as alterações entre a versão inicial e final do texto elaborado por uma das alunas participantes do projeto e interpretamos as respostas de três alunas sobre o aprendizado adquirido no decorrer do projeto. Ao fim da pesquisa, constatamos que ao serem incentivadas a revisar seus textos, as alunas demonstram compreender a importância da reescrita no processo de escrita de seus textos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Reescrita | pt_BR |
dc.title | Atividades de reescrita: práticas e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - ITPELL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel Lima Araújo de Oliveira.pdf | Raquel Lima Araújo de Oliveira | 952.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.