Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4484
Título: Políticas públicas como fator de desenvolvimento da bananicultura no município de Borborema - PB
Autor(es): Silva, Deandro Santos da
Palavras-chave: Políticas públicas
Bananicultura
Assistência técnica
Desenvolvimento
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: As políticas públicas voltadas para a agricultura familiar estão cada vez mais presentes nas discussões acadêmicas, sobretudo, as políticas de crédito rural. Esta pesquisa enfoca as políticas de crédito rural PRONAF e Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) com a finalidade de mostrar como essas políticas têm se comportado dentro do município de Borborema para a promoção econômica da bananicultura. As políticas foram trabalhadas com o conceito adotado por Eufrásio (2008) e Secchi (2010). A coleta de dados foi feita através de pesquisas bibliográficas, visitas ao local pesquisado, entrevistas com bananicultores e técnicos de ATER, assim como o preenchimento de questionários. Nota-se que a bananicultura é o principal produto agrícola do município. Apurou-se que a assistência técnica pública tem trabalhado dentro dos moldes da PNATER, entretanto não conseguiu sensibilizar os produtores para a produção agroecológica. Contudo, levou informação, formação e melhorias sociais para as comunidades, pois a pesquisa expôs que quanto maior a participação dos agricultores nos eventos promovidos pela EMATER-PB maior a chance do indivíduo melhorar sua produtividade. O estudo foi realizado na zona rural do município com amostragem de 10% dos públicos beneficiários do PRONAF e igual percentual com o grupo que não adquiriu o crédito. Os dados foram conferidos com a literatura e mostrou que a bananicultura teve participação relevante no desenvolvimento econômico do município nesses dez anos de políticas públicas para o setor.
Descrição: SILVA, D. S. da. Políticas públicas como fator de desenvolvimento da bananicultura no município de Borborema - PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4484
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deandro Santos da Silva.pdfDeandro Santos da Silva20.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.