Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4499
Título: Da Literatura ao cinema [manuscrito]: o Conde de Monte Cristo, uma visão crítica da adaptação cinematográfica
Autor(es): Andrade, Jackson Kakito
Palavras-chave: Literatura
Adaptação Cinematográfica
Cultura
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a adaptação cinematográfica de um dos maiores clássicos da literatura francesa e mundialmente aclamado O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. No desenvolver desta pesquisa, de ordem descritiva, adotamos um método bibliográfico e comparativo. Numa perspectiva crítica, este estudo tem como fonte básica de pesquisa e referência os textos de Walter Benjamin (A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica) e Theodor Adorno e Horkheimer (Indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas) com o objetivo de se alcançar uma visão critica a respeito das influências da tecnologia moderna na mais recente adaptação cinematográfica de O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas. Durante o curso da nossa pesquisa objetivamos detectar as influências da modernidade nas mudanças e disparidades de fatos e ideologias, analisando se as mesmas permitem interpretações não sugeridas pelo autor da obra original na adaptação supracitada, compreendendo que o artifício causador de tais disparidades é de uso costumeiro das indústrias culturais sobretudo em se tratando de adaptações de clássicos e obras extensas. Dessa forma, objetivamos promover a discussão a respeito desta adaptação cinematográfica e analisar seus efeitos no âmbito cultural e intelectual.
Descrição: ANDRADE, J. K. Da Literatura ao cinema [manuscrito]: O Conde de Monte Cristo, uma visão crítica da adaptação cinematográfica. 2009. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2009.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4499
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jackson Kakito de Andrade Targino.pdf392.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.