Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4502
Título: A desconstrução do perfil romântico feminino em “Lucíola” de José de Alencar
Autor(es): Vieira, Luana Larissa
Palavras-chave: Lucíola
Mulher
Sociedade
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: O século XIX, cenário de grandes e intensas transformações, serviu de palco para a criação de uma das mais importantes e conceituadas obras do romance brasileiro: Lucíola, do autor José de Alencar. É nesse contexto histórico onde observamos que a mulher vivia em situação de submissão, em todos os âmbitos da sociedade, diante da figura masculina. A obra alencariana aborda, com ênfase, a situação em que a figura da mulher se encontrava e trabalha, também, um dos assuntos mais polêmicos e até proibidos da época: a prostituição. Na obra, o autor José de Alencar retrata a vida da cortesã Lúcia, todas as dores e angústias sofridas pela personagem e os preconceitos sociais enfrentados por ela. Embora tivesse uma vida onde o pecado se tornara motivo de sua exclusão social, Lúcia ainda possuía um coração puro, e reservado para um grande e verdadeiro amor. E esse espaço em seu coração é preenchido quando ela conhece Paulo, quem considera o homem da sua vida. Após uma vida baseada em desvios éticos e rompimentos da integridade social, a personagem encontrara na morte sua modificação carnal e a purificação de espírito através de um amor idealizado, típico dos romances brasileiros. Portanto, iremos analisar, através do desenrolar do enredo, como se dá a descaracterização da figura feminina nesse conceituado romance brasileiro do século XIX. Para tanto, esse trabalho se fundamenta em estudos teóricos de D'Incao (1997), Lukács (2000), Bosi (2006), Cândido (1981), entre outros.
Descrição: VIEIRA, L. L. A desconstrução do perfil romântico feminino em “Lucíola” de José de Alencar. 2012. 24f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4502
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Larissa Vieira.pdf459.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.