Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4505
Título: O sujeito-negro na obra “Úrsula”: uma análise discursiva acerca das relações de poder
Autor(es): Lucena, Daliane de Oliveira
Palavras-chave: Discurso
Negro
Poder
Resistência
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: No presente trabalho, de caráter bibliográfico, no qual o objeto de estudo foi o discurso do negro, no romance “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, escolhemos a Análise do Discurso de linha francesa como base teórica para analisarmos a produção discursiva do afro-descente presente no romance estudado, visto que a obra em questão está dentro de um contexto, onde a escravidão vigorava no Brasil, assim o discurso do sujeito-negro está permeado de traços vigentes da época escravocrata. Porém para que esta pesquisa fosse produzida, fez-se necessário o estudo relativo ao que acontecia historicamente e socialmente no século XIX, para melhor compreendermos a intencionalidade discursiva dos personagens negros na obra de Maria Firmina dos Reis, tendo em vista que a autora buscou por meio de sua obra denunciar as injustiças e os maus tratos aos quais o negro brasileiro estava submetido. Em sua obra, a autora também inverte os valores, pois, no final do enredo o senhor, ou seja, o dominador é ridicularizado, pois enlouquece, e o negro morre, mas fica visto como herói. Para conseguirmos chegar aos nossos objetivos, que consisti em relacionar o discurso produzido pelo o ser negro em “Úrsula” com o discurso padrão do sujeito negro, assim a nossa investigação tem o intuito de mostrar que o discurso do negro no romance em questão se distingui dos demais discursos dos negros dentro deste contexto social, dessa forma foi preciso, partirmos do entendimento de que é pelo o discurso que o homem constrói sua identidade, ocupando seu espaço na sociedade. Para tanto, estudamos as categorias da Análise do Discurso de linha francesa, tais como: Discurso, Ideologia, Formação Social, Subjetivação e relações de poder. A ideia que despertou nosso interesse em estudar a obra “Úrsula”, adveio do discurso de poder, pois o negro mostrava-se ora soberano ora submisso, devido ao contexto social no qual ele estava inserido, que era o período escravocrata, em que o negro tinha o papel de apenas obedecer ao seu senhor, mas, no romance abordado, o personagem negro em determinados momentos sai da condição de aceitar tudo do seu senhor e passa a enfrentar a situação, o que nos instiga a investigar como se davam as relações de poder nesse cenário e como isso é mostrado discursivamente.
Descrição: LUCENA, D. O. O sujeito-negro na obra “Úrsula”: uma análise discursiva acerca das relações de poder. 2012. 38f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4505
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daliane de Oliveira Lucena.pdf424.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.