Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4509
Título: Ippon no esquecimento: a narrativa mnemônica na expografia do acervo fotográfico da associação de judô e luta olímpica Faustino (AJLOF)
Autor(es): Araújo, Ismael Chaves Faustino de
Palavras-chave: Arquivo fotográfico
Difusão cultural
Expografia
Judô paraibano
Associação de judô e luta olímpica Faustino
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: Este trabalho aborda a temática da difusão cultural, através da expografia, num acervo fotográfico. O seu objetivo geral foi caracterizar um plano de difusão cultural para o arquivo fotográfico da Associação de Judô e Luta Olímpica Faustino (AJLOF). Diante disso, utilizou-se uma metodologia exploratória, em uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participativa como um instrumento de coleta de dados. Para a fundamentação teórica, utilizou-se PAES (2007), BELLOTTO (2007), NUNES (2012), HORA (2011), SCHEINER (2009), entre outros. O resultado demonstra a importância das ações socioculturais, tais como planos expograficos para a divulgação cultural em arquivo. Conclui-se que através das ações da difusão cultural, o arquivo contribui no desenvolvimento das pessoas tornando-as mais aptas a compreender o passado da comunidade em que vive e, com isso, colaborar para a construção social de seu povo.
Descrição: ARAÚJO, Ismael Chaves Faustino de. Ippon no esquecimento: a narrativa mnemônica na expografia do acervo fotográfico da associação de judô e luta olímpica Faustino. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4509
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ismael Chaves Faustino de Araújo.pdfIsmael Chaves Faustino de Araújo1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.