Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4510
Título: (Des) acesso? demandas de busca e acesso à informação no arquivo histórico da Paraíba
Autor(es): Andrade, Yuri Ralph Nunes
Palavras-chave: Acesso à informação
Estudos de usuários
Arquivo permanente
Serviços arquivísticos
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: No Século XXI, o acesso e o uso da informação perfazem grandes desafios para as organizações, especialmente a administração pública, no contexto da sociedade moderna. De modo geral, a informação é representada como bem simbólico, como germe estratégico para negócios, como conteúdo para a comunicação e o entendimento mútuo, como elemento essencial à sobrevivência do sujeito social e das organizações, além de ser ferramenta de produção do conhecimento pela ciência. Esta pesquisa objetiva analisar o acesso à informação por parte do usuário no Arquivo Histórico da Paraíba - FUNESC/Espaço Cultural, em João Pessoa- PB, partindo da seguinte questão: como se dá o acesso à informação por parte do usuário no Arquivo Histórico da Paraíba? Em virtude disso, a pesquisa sustentou a hipótese de que o acesso à informação não satisfaz as demandas do usuário do Arquivo Histórico da Paraíba. Metodologicamente, a pesquisa classificou-se como empírica, fundada na abordagem quantitativa e subsidiada pelo tipo descritivo. O universo do estudo da pesquisa deu-se tomando por base a média mensal de usuários que frequentam o arquivo, cerca de 65 usuários. A partir da amostragem probabilística, a amostra definiu um total de 26 usuários que, por sua vez, compuseram os sujeitos a quem foi empregado um questionário fechado como instrumento de coleta de dados. A estruturação às questões objetivas fundou-se na pela Escala Likert, cujos dados foram organizadas em gráficos com o auxilio do software oficce Excel. Os resultados da pesquisa mostraram o Arquivo Histórico da Paraíba como unidades e fonte de pesquisa para as mais diversas áreas sociais e do conhecimento, mas que tem sérios problemas funcionais que limitam o acesso às informações, como a falta de instrumentos de pesquisa que auxiliem na recuperação da informação e a localização do arquivo. Ao término do trabalho, concluiu-se que a hipótese pensada inicialmente foi confirmada, uma vez que o acesso aos serviços oferecidos (à informação) não atendem as expectativas informacionais dos usuários do Arquivo Histórico da Paraíba, delimitando o processo de busca à informação e, por consequência, comprometendo a disseminação e difusão do conteúdo informacional do acervo. Palavras-chave: Acesso à Informação. Estudos de Usuários. Arquivo Permanente. Serviços Arquivísticos.
Descrição: ANDRADE, Yuri Ralph Nunes. (Des) acesso? demandas de busca e acesso à informação no arquivo histórico da Paraíba. 2014. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4510
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yuri Ralph Nunes Andrade.pdfYuri Ralph Nunes Andrade1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.