Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4511
Título: Uma proposta de preservação para o acervo fonográfico da Rádio Tabajara da Paraíba
Autor(es): Aragão, Iranilson Chianca
Palavras-chave: Preservação
Conservação
Documento Fonográfico
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: A complexidade que envolve um estudo sobre preservação e conservação de documentos fonográficos é a razão da escolha desta nossa temática. Essa documentação é fonte de cognição para a pesquisa, pois a informação, seja ela, escrita, oral ou audiovisual, constitui-se como elemento primordial para a produção e para a disseminação do conhecimento. Nesse sentido, a pesquisa objetivou analisar a preservação e a conservação do acervo fonográfico da Rádio Tabajara da Paraíba, mais precisamente os documentos pertencentes ao acervo concernente a Luiz Gonzaga, partindo do pressuposto de que os fatores externos ao suporte influenciam grandemente na degradação dessa massa documental. O trabalho partiu da seguinte questão: Como criar alternativas metodológicas para preservar e conservar um acervo fonográfico que se encontra desativado? Com base na questão, a pesquisa sustentou a hipótese de que os fatores externos ao suporte influenciam na degradação dessa massa documental. Em termos metodológicos, o estudo fundamentou-se na pesquisa empírica com abordagem qualitativa, apoiando-se na pesquisa documental de caráter descritiva, tendo como instrumentos de investigação, o questionário e a observação direta. Utilizou-se a descrição do acervo, o diagnóstico como procedimento de análise e, baseando-se nos resultados alcançados e na revisão da literatura, elaborou-se a proposta de preservação. Os dados revelam que há patologias intrínsecas (acentuado amarelecimento) e patologias extrínsecas, sujidades superficiais entranhadas, rasgões, fungos, inscrições, desenhos e escritas a tinta de caneta nas capas. Quanto aos discos, os dados comprovam que há muitos arranhões, acúmulo de poeira, desgaste dos sulcos devido ao excesso de uso, além da depreciação dos equipamentos de leitura. A proposta apresenta como princípios básicos: a reestruturação física da área disponível, com um laboratório de higienização para discos de vinil, com mobiliários e equipamentos para controle da umidade relativa do ar; procedimentos de melhor acondicionamento, atentando para as interferências exteriores no ambiente; e a criação de um acervo digital (discos reformatados ou digitalizados). Conclui-se que a proposta é uma opção viável e poderá contribuir para salvaguardar o acervo.
Descrição: ARAGÃO, Iranilson Chianca. Uma proposta de preservação para o acervo fonográfico da Rádio Tabajara da Paraíba. 2014. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4511
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iranilson Chianca Aragão.pdfIranilson Chianca Aragão2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.