Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4512
Título: O gênero oral em exercícios no livro didático de língua portuguesa: analisando as possibilidades para o desenvolvimento comunicativo
Autor(es): Lima, Desirée Pires de
Palavras-chave: Gêneros discursibos
Oralidade
Escrita
Livro didático
Exercícios
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: A comunicação oral está presente no cotidiano de cada indivíduo e desenvolve-se de modo espontâneo. Para tanto, os sujeitos fazem uso da fala para se comunicar nas diversas situações sócio-comunicativas, adequando-se, assim, aos diversos gêneros textuais/discursivos. Desse modo, procuramos a partir da presente construção textual, tecer considerações acerca do ensino da oralidade em sala de aula relacionado aos exercícios contidos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa, tendo como objetivo analisar a qualidade e a presença quantitativa desses exercícios. O interesse pela pesquisa surgiu pelo fato de que o Livro Didático pode se tornar o único material metodológico utilizado em sala de aula, e para isso ele necessita conter atividades adequadas que possam desenvolver no aluno as competências necessárias ao ensino de Língua materna. Assim, esse estudo desenvolve-se a partir de uma análise realizada, essencialmente, a luz dos conceitos de Bakhtin (2010), Antunes (2003, 2009), Marcuschi (2005, 2010), Dolz & Schneuwly (2004), Fávero (2009) e Castilho (1998), dentre outros autores, abrangendo conceitos de oralidade, escrita, fala, gêneros textuais/discursivos e algumas considerações sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa. Para isso, o estudo bibliográfico e documental organiza-se em dois momentos. No primeiro, abordamos os pressupostos teóricos referentes às modalidades citadas acima. No segundo momento, apresentamos a análise dos dois Livros Didáticos selecionados elencando as principais atividades, ao todo onze propostas, referentes ao ensino da modalidade oral. Para enriquecimento da pesquisa, citam-se ao decorrer do trabalho, outros teóricos, assim também como os PCN do Ensino Fundamental (1998), para uma melhor compreensão de conceitos. Nesse sentido, podemos considerar que grande parte dos exercícios analisados nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa combina modalidade oral e escrita, mas que, carecem de uma abordagem mais abrangente dos gêneros textuais/discursivos, assim também como um maior número de exercícios que possam trabalhar a modalidade oral em sala de aula.
Descrição: LIMA, D. P. de. Ogênero oral em exercícios no livro didático de língua portuguesa: analisando as possibilidades para o desenvolvimento comunicativo. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4512
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Desirée Pires de Lima.pdf3.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.