Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4515
Título: A ironia com recurso estilístico de denúncia social no conto "Negrinha" de Monteiro Lobato
Autor(es): Costa, Joaquina Rafaela Custódio da
Palavras-chave: Literatura
Conto
Ironia
Realidade social
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: Introduzida via tradição oral através dos contadores de história que narravam lendas e contos nas comunidades, a literatura, ganha o gosto popular atingindo todas as esferas sociais. Com o surgimento da escrita, a oralidade foi aos poucos sendo levada para a linguagem escrita, tornando-se muitas vezes canal de denúncia social como a temática abordada no conto Negrinha que retrata a vida difícil da pequena órfã, filha de escrava, junto à antiga patroa de sua mãe. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar o conto Negrinha estabelecendo um paralelo com a sociedade atual, destacando a ironia como recurso de denúncia utilizado por Monteiro Lobato para revelar a real situação de âmbito social. O trabalho está fundamentado em Giardinelli (1992), Milliet (apud Camargoset al, 2008) dentre outros.
Descrição: COSTA, J. R. C. da. A ironia como recurso estilístico de denúncia social no conto "Negrinha" de Monteiro Lobato. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4515
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joaquina Rafaela Custódio da Costa.pdf700.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.