Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4517
Título: O conflito das vozes no cordel: Entre a criminalização e a afirmação de Lampião como herói
Autor(es): Freitas, Livanildo Limeira de
Palavras-chave: Cordel
Lampião
Personagem
Herói
Conflito
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho realiza uma análise literária, tendo em vista a função comunicativa e social da literatura de cordel, enfatizando como os aspectos sociais influenciaram para a existência do conflito entre o personagem Lampião e o ambiente no qual se encontra inserido, sendo tal personagem representado ora como criminoso ora como herói. Nosso corpus é formado por cinco folhetos de cordel. O método que orientou nossa análise foi a Crítica Literária sociologicamente orientada, que foi descrita por Candido (2010). A base teórica do trabalho parte das descrições sobre o personagem e o herói, nos estudos de Brait (2006), Rosenfeld (2005), Gacho (2006 ) e Kothe (1985). Evidenciamos em nossa pesquisa um conflito das vozes nos folhetos de cordel, que constroem uma significação polarizada – ora representando Lampião como criminoso, ora como herói nos contextos sociais de opressão do Estado Brasileiro.
Descrição: FREITAS, L. L. de. O conflito das vozes no cordel: entre a criminalização e a afirmação de Lampião como herói. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4517
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Livanildo Limeira de Freitas.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.