Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4519
Título: Língua e sociedade: uma análise etnolinguística sobre a visão dos jovens e dos idosos de barra de cima a respeito de sua identidade linguística
Autor(es): Lúcio, Jordânia de Morais
Palavras-chave: Identidade
Linguagem
Etnolinguística
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: De forma intransferível a língua é um bem cultural e social, o homem a emprega ao se comunicar com os demais. Impelido da competência linguística, ao qual lhe concerne a habilidade de se fazer entender pelos membros de uma mesma comunidade de fala, o homem modifica, cria e age no meio onde vive. Dito isto, cabe afirmar, a linguagem é permeada da tradição cultural do povo que a utiliza, assim sendo possível o estudo da cultura dentro do plano da língua. É com base no exposto que construímos o objeto desta pesquisa: Como o jovem e o idoso habitantes de “Barra de Cima” (Distrito de São Bento- PB) constroem sua identidade linguística? Aqui feito em um estudo etnolinguístico através de observação participante com utilização do diário de campo, aplicação de questionários e entrevistas realizadas com ambas as classes etárias, com o desígnio de observar cultura e linguagem de modo sincrônico, uma vez que o estudo com as faixas etárias aqui evidenciadas permite essa abordagem. Tal pesquisa buscou ampliar a reflexão sobre a linguagem da comunidade acima determinada, e como seus habitantes jovens e idosos, assim como suas identidades agem na maneira de uso da linguagem. Inquietação surgida durante a realização de um Projeto de Iniciação Científica1 feito com os idosos de Barra de Cima, abordando a comunidade de fala conhecida por “Moreira”, de seu surgimento à sua recepção no meio social onde vivem. Os resultados deram respaldo para fazer a pesquisa com o jovem, devido a visões diferentes que se combinam e distanciam-se conforme a identificação sociocultural na qual se inserem, permitindo análises a partir da faixa etária.
Descrição: LÚCIO, J. M. Língua e sociedade: uma análise etnolinguística sobre a visão dos jovens e dos idosos de barra de cima a respeito de sua identidade linguística. 2013. 69f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4519
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordânia de Morais Lúcio.pdf783.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.