Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4531
Título: Mistério e fascínio: uma leitura do fantástico no conto "A máquina extraviada", de José J. Veiga
Autor(es): Lima, Michelle da Silva
Palavras-chave: Máquina extraviada
Fantástico
Estranhamento
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho reflete acerca da presença do fantástico no conto “A máquina extraviada” (1967), de José J. Veiga, atentando para os elementos que determinam o estranhamento no leitor, a partir do comportamento inusitado dos moradores de um vilarejo diante de uma máquina inoperante que surge na frente da prefeitura da pequena cidade, cuja funcionalidade não se tem conhecimento. Na obra, a máquina simboliza o impacto da tecnologia naquele ambiente, pois há um conflito de culturas: a do universo interiorano que se deixa influenciar pela cultura do novo representada pelo progresso. Dessa forma, a estranha máquina torna-se objeto de adoração e até milagres lhe são atribuídos; o artefato muda as conversas e os hábitos da cidadezinha, de modo que tudo o que acontece de importante é festejado aos pés da máquina. Na referida narrativa construída numa atmosfera fantasiosa e absurda, encontramos uma linguagem simples, irônica e metafórica ao mesmo tempo em que reflete, essencialmente, sobre o contexto histórico da década de 60 que foi marcada por diversas transformações políticas, econômicas e sociais. Nesse sentido, evidenciamos como é instaurada a esfera fantástica no conto supracitado; assim, destacamos como aspectos relevantes a curiosidade, o suspense e a hesitação do leitor diante dos acontecimentos estranhos que conduzem o enredo. Para refletirmos sobre esses aspectos, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico na qual buscamos respaldo nas ponderações de Rodrigues (1988),Todorov (2007), entre outros.
Descrição: LIMA, M. S. Mistério e fascínio: uma leitura do fantástico no conto "A máquina extraviada", de José J.Veiga. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4531
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle da Silva Lima.pdf652.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.