Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4532
Título: O projeto biblioteca municipal Geraldo Maciel e atuação dos agentes culturais de leitura: parceria na ressignificação da prática leitora
Autor(es): Pereira, Francisca Jaionara de Alencar
Palavras-chave: Projeto de leitura
Agentes culturais
Prática leitora
Ressignificação
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar aspectos essenciais relacionados ao projeto de incentivo à leitura desenvolvida na cidade de Catolé do Rocha – PB. Trata-se do Projeto Biblioteca Municipal Geraldo Maciel, implantado no ano de 2009 que teve a duração de dois anos e oito meses. O referido projeto propunha-se a operacionalizar a Biblioteca municipal de Catolé do Rocha, em funcionamento no Centro de Cultura Geraldo Vandré “como uma força propulsora, provocativa, como um recurso comunitário com potencial para mobilizar o desejo de ler o texto literário”. O estudo realizado se deu na forma de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Resgata a fala dos sujeitos diretamente envolvidos com o projeto e fundamenta-se em vários autores/as entre eles: Kleiman (1989); Freire (2003); Gil (2007); Vergara (2000); Foucambert (1998), entre outros. O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, apresentamos os aspectos conceituais e teóricos sobre leitura; no segundo, a caracterização do Projeto Biblioteca Municipal Geraldo Maciel e a parceria com os agentes culturais; no terceiro capítulo, apresentamos o projeto sob o ponto de vista dos envolvidos com a experiência e de como se deu à ressignificação da prática leitora, os entraves/limites percebidos por eles no decorrer do projeto, culminando com sua descontinuidade. Nossa análise nos levou a concluir que, apesar da curta duração do projeto, este trouxe inúmeros benefícios, extensivos aos agentes culturais, aos alunos participantes da experiência, além da propositiva parceria entre o município de Catolé do Rocha e a UEPB.
Descrição: PEREIRA, F. J. A. O projeto biblioteca municipal Geraldo Maciel e atuação dos agentes culturais de leitura: parceria na ressignificação da prática leitora. 2013. 38f. Monografia(Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4532
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Jaionara de Alencar Pereira.pdf942.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.