Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4539
Título: Por trás da capa vermelha: marcas do erotismo em chapeuzinho vermelho de Charles Perrault
Autor(es): Elias, Solange da Silva
Palavras-chave: Contos de fada
Erotismo
Crítica
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: Os contos de fada que hoje conhecemos têm sua origem na tradição oral, sendo inicialmente direcionados aos adultos, posto que em sua maioria tratavam de temas extremamente eróticos, como por exemplo, estupro, necrofilia, incesto, entre outros. Somente mais tarde, mais precisamente no século XVII, com o contista francês Charles Perrault, é que esses contos voltaram-se para o leitor infantil, após sofrerem algumas modificações. Passando a veicular os valores culturais vigentes na época, destacando elementos simbólicos que atuam no imaginário infantil e abordando temas voltados para a reflexão em torno dos problemas interiores dos seres humanos, verificou-se que os contos de fada auxiliam a criança a superar conflitos internos, conforme sugere Bettelheim (1980), razão pela qual os contos são lidos até hoje. Tomando para estudo o conto Chapeuzinho Vermelho, esse artigo objetiva identificar as marcas do erotismo presentes nessa narrativa, fundamentando-se teoricamente em estudos como os de Bataille (1987), Bettelheim (1980), Durigan (1985), dentre outros.
Descrição: ELIAS, S. S. Por trás da capa vermelha: marcas do erotismo em chapeuzinho vermelho de Charles Perrault. 2013. 24f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4539
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Solange da Silva Elias.pdf819.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.