Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4541
Título: Doses de gesso e biofertilizante na redução da salinidade de um solo salino-sódico e crescimento inicial do girassol
Autor(es): Costa, Jucimar Dantas da.
Palavras-chave: Salinidade
Corretivo
Biofertilizante
Girassol
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: Diante dos problemas ocasionados pela salinidade do solo em regiões semi-áridas do nordeste brasileiro objetivou-se avaliar os efeitos de doses de gesso e de biofertilizante na redução da salinidade de um solo salino-sódico e o crescimento inicial de plantas de girassol.No primeiro experimento,o delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, no esquema fatorial 4x2 com quatro doses de gesso agrícola na correção do solo salino-sódico (25; 50; 75; 100% da NG) na ausência e na presença de biofertilizante bovino (0 e 10% v/v), com 3 repetições e 3 vasos por repetição totalizando 72 vasos com 1 dm3 de solo com incubação de 45 dias, onde foram avaliados quanto CEES (condutividade elétrica), pH, a PST (percentagem de sódio trocável) e RAS (relação de adsorção de sódio). No segundo experimentoo delineamento empregado foi inteiramente casualizado, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 4 x 2, (25; 50; 75; 100% da NG) na ausência e na presença de biofertilizante bovino (0 e 10% v/v), tratamentos obtidos no primeiro experimento onde foi avaliada a tolerância do girassol cultivar CF/01 ADVANTA com 3 repetições com 3 plantas por repetição, totalizando 72 plantas experimentais avaliadas durante 30 dias onde foram avaliadas as variáveis altura, diâmetro caulinar, área foliar e matéria seca total. A aplicação do gesso contribuiu na redução de sais do solo, com destaque para a dose de 100% da necessidade de gesso. O uso do biofertilizante na correção do solo promoveu efeitos benéficos, com ênfase para o desenvolvimento das plantas. O tratamento 100% da necessidade de gesso mais biofertilizante obtiveram os melhores resultados no crescimento inicial do girassol.
Descrição: COSTA, J. D. da. Doses de gesso e biofertilizante na redução da salinidade de um solo salino-sódico e crescimento inicial do girassol. 2012. 37f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4541
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucimar Dantas da Costa.pdf744.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.