Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4550
Título: Efeitos da quantidade de húmus da minhoca e fertilizantes orgânicos na cultura do feijão caupi
Autor(es): Souza, Jaiane Alves de
Palavras-chave: Vermicomposto
Vigna unguilata
Biofertilizante
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: O feijoeiro caupi é uma das principais culturas da região Nordeste, sendo considerada fonte de renda alternativa e alimento básico para sua população. Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes quantidades de húmus de minhocas incorporados ao solo em diferentes aplicações de fertilizantes orgânicos na cultura do feijão-caupi BRS pujante. O trabalho foi conduzido em condições de campo, de fevereiro a abril de 2013, no setor de agroecologia pertencente à Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus IV, no município de Catolé do Rocha-PB. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, no esquema fatorial 4 x 2, com 5 repetições, num total de 8 tratamentos e 40 parcelas experimentais. Sendo estudados os efeitos de quatro quantidades de húmus de minhoca (Q1= 0,00 (testemunha), Q2= 0,50, Q3= 1,00 e Q4= 1,50 kg/m/linear de húmus de minhocas) e foram feitas aplicações de biofertilizante do tipo B1= biofertilizante não enriquecido e B2= húmus líquido de minhocas na concentração de 200 ml/pulverizador (20 litros/H2O), aplicado via foliar. As variáveis analisadas foram: por planta (kg). Para as variáveis, comprimento do ramo principal, comprimento da raiz, número de vagens por planta e produção por planta as quantidades de húmus de minhoca que promoveram melhor desempenho foram (Q4)= 1,5 kg/m/linear e para as variáveis, número de folhas e peso de grãos por vagens de feijoeiro caupi BRS pujante se sobressaíram melhor quando submetidos a (Q1)= 0,00 kg/m/linear (testemunha), mediante, efeito significativo, porém, os tratamentos que receberam a aplicação de húmus líquido proporcionaram melhor resultados.
Descrição: SOUZA, J. A. de. Efeitos da quantidade de húmus da minhoca e fertilizantes orgânicos na cultura do feijão caupi. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4550
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaiane Alves de Souza.pdf358.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.