Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4552
Título: Seleção de genótipos de girassol adaptados ao plantio no sertão paraibano
Autor(es): Santos, Jandeilson Pereira dos
Palavras-chave: Helianthus annuus
Marcadores fenológicos
Seca
Semiárido
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: O presente estudo realizou uma seleção de genótipos de girassol mais adaptados ao cultivo no ambiente de sertão paraibano, frente às condições adversas naturais em cultivo irrigado no ambiente de Caatinga. Também, elencou marcadores fenológicos associados à produtividade. Para tanto, foram utilizados 10 genótipo de girassol (Embrapa 122, Catissol, Helio 358,Helio 251, Brs Gira 06, Helio 250, Brs Gira 26, Helio 253, Helio 360, Brs Gira 01). Foram cultivadas em ambiente de campo seguindo recomendações pré-estabelecidas para o plantio. Para a avaliação fenológica dos genótipos, considerou-se medidas em seis plantas tomadas aleatoriamente, analisadas aos 85 dias após a semeadura. Foram mensuradas a altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, massa seca do caule, massa fresca do capítulo, diâmetro do capítulo, número de grãos por capítulo, massa seca de 1000 grãos, percentual de umidade dos grãos, percentual de óleo nos grãos e os valores estimados de Kg de óleo/ha e Kg de grãos/ha. No presente estudo, concluiu-se que em ambiente de semiárido do Sertão paraibano os genótipos que mais se destacaram foram o Helio253, BRSG26 e BRSG01. Os genótipos Helio251 e BRSG06 não apresentaram produção de parte aérea e de grãos significativa. Além disso, a produtividade das plantas de girassol pode ser mais bem definida pelo diâmetro do capítulo, número de grãos por capítulo e massa fresca do capítulo. Assim, a produtividade dos genótipos possivelmente poderia ser relacionada ao número de folhas e área foliar, visto que os genótipos que apresentaram o maior número de folhas também foram os que apresentaram a maior produção de grãos.
Descrição: SANTOS, J. P. dos. Seleção de genótipos de girassol adaptados ao plantio no sertão paraibano. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4552
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jandeilson Pereira dos Santos.pdf508.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.