Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4591
Título: Os métodos de custeio: um estudo sobre o poder informacional destas ferramentas de custo
Autor(es): Hermínio, Laíse Santos
Palavras-chave: Métodos de custeio
Poder informacional
Tomada de decisão
Data do documento: 7-Ago-2014
Resumo: O presente artigo tem como finalidade realizar um estudo sobre os métodos de custeio e a sua capacidade de fornecer informações para tomada de decisão. Buscando alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, pois baseou-se em artigos já publicados, se descreveu uma análise entre os métodos de custeio mais utilizados nas empresas e buscou explorar quais os reflexos que esses métodos trazem para influenciar na tomada de decisão. Verificou-se que entre os métodos de custeio estudados, existem alguns com maior poder informacional para as tomadas de decisões, como é o caso do Custeio Variável e do Custeio ABC, que ambos, apesar de serem métodos que se utilizam de critérios diferentes, fornecem informações mais precisas e mais inseridas na realidade da empresa, facilitando assim as decisões gerenciais. Diferente do Custeio por absorção, que por possuir formas de rateios muitas vezes arbitrárias, não passa confiabilidade nas informações, consequentemente tornando-se inviável para as tomadas de decisões. Verificou-se ainda a importância de adequar o método ideal de custeio a necessidade da empresa e também a Legislação vigente, pois nem sempre o método mais indicado é aceito pela Legislação. Neste caso, cabe a empresa verificar quais as suas necessidades mais relevantes, utilizando o método de custeio mais adequado de acordo com a sua realidade e que lhe proporcione a maior gama de informações que venham a facilitar as decisões gerenciais, pois a escolha do método de custeio pode influenciar diretamente em seu desempenho comercial.
Descrição: HERMÍNIO, L. S. Os métodos de custeio: um estudo sobre o poder informacional destas ferramentas de custo. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4591
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laíse Santos Hermínio.pdfLaíse Santos Hermínio540.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.