Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4612
Título: A identidade da personagem feminina: uma leitura de Lucíola, de José de Alencar
Autor(es): Silva, Angélica Denise da
Palavras-chave: Romance brasileiro
José de Alencar
Lucíola
Literatura brasileira
Data do documento: 11-Ago-2014
Resumo: Este trabalho analisa a identidade da personagem feminina em Lucíola, obra de José de Alencar. Enumeramos as características da personagem, em contraste com a sociedade em formação no século XIX. Os ideais burgueses e consequentemente a sociedade patriarcal mostram muitas contradições à figura feminina, que se por um lado não se adequa a normas e regras, por outro é obrigada a seguir padrões pré-estabelecidos pela mesma. Observamos, assim, o conflito constante das personagens femininas de Alencar, sobretudo, no romance em análise. A discussão sobre tal conflito baseia-se na fundamentação teórica sobre o papel da mulher na sociedade patriarcal e a personagem feminina no contexto burguês do Romantismo brasileiro, sobretudo na obra de José de Alencar, cujos autores pesquisados são: Candido (1996), Del Priori (2004), Moreira (2012), Ribeiro (1996), Telles (2004), dentre outros.
Descrição: SILVA, A. D. da. A identidade da personagem feminina: uma leitura de Lucíola, de José de Alencar. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4612
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Denise da Silva.pdfAngélica Denise da Silva1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.