Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4623
Título: Uma vivência com idosos ativos
Autor(es): Silva, Gerson Gomes da
Palavras-chave: Saúde do idoso
Atividade física
Saúde da família
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Atividade física é tida como um dos principais recursos na prevenção e tratamento de algumas doenças que acometem uma boa parte da população, em especial a população idosa, em consequência disso, o discurso sobre o tema vem se tornando cada vez mais sólido. O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a experiência vivenciada no grupo de atividade física “Melhor Idade Ativa” do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da cidade de Remígio, Paraíba. Os participantes são divididos em dois grupos, um grupo realiza as atividades no bairro Lagoa do Mato, sendo esse um bairro distante da cidade e possui 30 participantes. O outro grupo realiza as atividades no Centro da cidade, num espaço conhecido como Lagoa Park Senhor dos Passos e é frequentado por aproximadamente 100 pessoas. A maioria dos participantes é idosos, cerca de 90. As atividades são realizadas três vezes por semana, no turno da manhã, com duração de 60 minutos. As aulas são estruturadas em duas formas, uma delas é através de aulas de ginástica aeróbia, como envolve música se torna uma preferência entre todos. A outra forma é com circuitos de exercícios (treinamento funcional) com o objetivo de desenvolver a capacidade funcional como força, resistência, equilíbrio, coordenação motora, agilidade. O trabalho desenvolvido com o grupo Melhor Idade Ativa, fortaleceu a minha vida formação acadêmica, visto a importância de relacionar teoria e prática no processo de aprendizagem. Ainda, é relevante destacar como a atividade física pode contribuir para a melhoria das vidas das pessoas e, nesse caso, o público idoso.
Descrição: SILVA, G. G. da. Uma vivência com idosos ativos. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4623
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerson Gomes da Silva.pdfGerson Gomes da Silva620.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.