Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4655
Título: A dança folclórica como proposta de ensino aprendizagem e valorização da cultura nas aulas de Educação Física
Autor(es): Diniz, Viviane da Silva
Palavras-chave: Dança
Dança folclórica
Educação Física
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A Dança sempre foi um importante componente cultural da humanidade onde trás consigo as tradições e a cultura de uma determinada região. São inúmeros os benefícios enquadrados a ela, mostrando o quanto pode ser dinâmica e saudável sua prática, transformando o ensino e aprendizagem em uma forma agradável para o conhecimento dos alunos, enfatizando que a dança não é só uma forma de divertimento utilizada apenas em datas comemorativas, a mesma sendo incluída nos parâmetros curriculares nacionais como elemento educativo, não deixa de ser menos importante que qualquer outra disciplina. Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil dos formandos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba tendo como área a dança folclórica como campo de trabalho. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo de cunho quantitativo, qualitativo- descritiva, onde envolveu 30 estudantes do 8° período do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, localizada no município de Campina Grande, PB foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário composto por 6 perguntas abertas e 3 perguntas fechadas, onde verificou-se que (97%) dos formandos responderam que tiveram a disciplina dança em sua experiência acadêmica, (90%) obtiveram a dança folclórica como conteúdo ministrado em sua graduação, (76,6%) dos estudantes pretendem trabalhar com a dança folclórica no âmbito escolar como meio de ensino aprendizagem e valorização da cultura, Levando em consideração a importância da inclusão da dança folclórica no processo de ensino aprendizagem dos alunos, observou-se que dentre os entrevistados (97%) acham importante sua inclusão, (96,6%) acham importante a dança folclórica para o ensino aprendizado dos alunos, (100%) dos formandos acreditam ser de grande importância os PCN`s para a elaboração das aulas.
Descrição: DINIZ, V. da S. A dança folclórica como proposta de ensino aprendizagem e valorização da cultura nas aulas de Educação Física. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4655
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane da Silva Diniz.pdfViviane da Silva Diniz714.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.