Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4731
Título: Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo de Sousa Pinheiro, no povoado de Cachoeirinha município de Tacima - PB
Autor(es): Leal, Maria Daluz Ferreira
Palavras-chave: Educação
Autonomia
Projeto político pedagógico
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: A escola enquanto instituição social tem como função a socialização do saber historicamente acumulado, por conseguinte, este saber deve conduzir o aluno a uma consciência crítica da realidade, a qual possibilite a transformação da sociedade habilitada espaço de vivências com possibilidades diversas, como relações políticas, sociais, culturais e cientificas, onde a ética e a justiça possam nortear as ações, oportunizando aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado de forma reelaborada e crítica, ajudando na identificação e superação de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os problemas existentes na elaboração e execução do projeto político pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo de Sousa Pinheiro, no povoado de Cachoeirinha município de Tacima PB. Através de questionários informais com alguns funcionários e estudo detalhado do Projeto Político Pedagógico da referida escola compreendi que, o Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola, tem o propósito de contribuir para uma educação de qualidade ao alcance de todos, assim constatou-se neste artigo as transformações e autonomia pela qual vem passando a escola supracitada, as causas e consequências do Projeto político pedagógico, a falta de compromisso em cumprir as normas existentes no Projeto. Esta pesquisa pode colaborar para o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola estudada no sentido de proporcionar, melhorias na educação do município de Tacima, PB.
Descrição: LEAL, M. da. L. F. Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo de Sousa Pinheiro, no povoado de Cachoeirinha município de Tacima - PB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4731
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Daluz Ferreira Leal parte 1.pdfMaria Daluz Ferreira Leal parte 113.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Maria Daluz Ferreira Leal parte 2.pdfMaria Daluz Ferreira Leal parte 27.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.