Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4736
Título: Cinema e história: análise do filme L'armatta Brancaleone com base no estudo de Marc Ferro
Autor(es): Almeida, Manoel Messias Lucena de
Palavras-chave: Cinema
História
Filme
Documento
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: A história está presente no Cinema desde seu surgimento, seja como representação do passado, documentação de fatos contemporâneos ou mesmo componente das transformações sociais no século XX. Desde 1970, com o estudo iniciado pelo francês Marc Ferro, esta relação tem sido significativamente discutida e hoje é amplamente admitido que o filme seja uma fonte para estudo da história. Como e quais filmes podem dar seu contributo a História ainda é um debate a ser esgotado. Para Ferro há duas categorias distintas de se compreender a relevância de determinado filme para a História: os que se propõe a realizar uma leitura cinematográfica da história ou uma leitura histórica do filme, existindo ainda a ocorrência do filme como agente da história. O presente trabalho se propôs, baseado no estudo de Ferro e demais autores, analisar o filme L’Armatta Bracaleone e definir a relevância do mesmo para o estudo da História. Revisando todo conteúdo aparente (imagens e imagens sonoras) como tambem todas as informações pertinentes, expusemos o que conseguimos captar do filme nas três leituras que o caracterizam como um filme histórico.
Descrição: ALMEIDA, M. M. L. de. Cinema e história: análise do filme L'armatta Brancaleone com base no estudo de Marc Ferro. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4736
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Messias Lucena de Almeida.pdfManoel Messias Lucena de Almeida516.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.