Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4759
Título: A reflexão de questões sócio-ambientais no ambiente escolar
Autor(es): Silva, Maria do Socorro Pinto
Palavras-chave: Escola
Meio Ambiente
Tema Transversal
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: É preciso sensibilizar os educandos para a construção de um juízo de valor de preservação do ambiente, para melhorar a qualidade de vida e assegurar que as gerações futuras tenham um ambiente ecologicamente equilibrado. Este trabalho teve como objetivo observar a prática do tema transversal Meio Ambiente junto aos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos na cidade Campina Grande-PB, sendo estes mais especificadamente os que lecionam durante o turno da manhã nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. As principais questões ambientais são consideradas através de um enfoque interdisciplinar, incentivando a cooperação local no trabalho e transmitindo conhecimentos sobre a questão da necessidade do cuidado, recuperação e preservação do meio ambiente, assegurando que este se torne um ambiente ecologicamente correto e livre de contaminação e poluição. Despertar o aluno para uma consciência ecológica contribui para minimizar a degradação do meio ambiente, sensibilizando a comunidade através destes para a construção de um meio ambiente em equilíbrio. Para a coleta de dados acerca da prática que os docentes utilizam em sala aula sobre a questão ambiental, foi aplicado um questionário contendo questões sobre este tema transversal, qual sua forma de pesquisa, interesse e participação dos alunos, como também a postura do professor no enfrentamento deste grande desafio, que é a busca de soluções para a não degradação do meio ambiente. Dentre os professores pesquisados, todos abordam a temática Meio Ambiente (MA), participam de eventos na Escola, conhecem o sistema de coleta e trabalham a temática sustentabilidade através do livro didático, 87,5% dos docentes dizem que seus alunos demonstram interesse nas aulas cuja temática é o MA, este mesmo percentual pesquisa informações sobre o MA na Internet e nos livros didáticos e nas suas reflexões sobre esta temática citam como prioridade a preservação do MA e a limpeza na escola. Nesta pesquisa ficou caracterizado a necessidade de se construir momentos de reflexão sobre o Meio Ambiente como Tema Transversal, seja nas reuniões de planejamentos, seja nas reuniões do Conselho Escolar ou outros momentos criados, pois o Meio Ambiente é responsabilidade de todos, é preciso pensar a nossa PRAXIS, nas nossas residências, pois só se consegue sensibilizar os alunos se antes o docente já adquiriu a sua própria consciência.
Descrição: SILVA, Maria do Socorro Pinto. A reflexão de questões sócio-ambientais no ambiente escolar. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4759
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Pinto Silva.pdfMaria do Socorro Pinto Silva 1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.