Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPequeno, Maria José da Silva-
dc.date.accessioned2014-08-21T16:45:30Z-
dc.date.available2014-08-21T16:45:30Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4765-
dc.descriptionPEQUENO,Maria José da Silva. Novas tecnologias na educação: o ensino de matemática através de softwares educacionais. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho resulta da prática de ensino da Matemática na sala de aula. Em virtude do vasto acervo tecnológico que nos remete ao seu uso em nosso cotidiano, atrelamos a informática a esta ciência exata, como uma ferramenta a mais no desempenho da função professor. A respectiva pesquisa promove uma discussão sobre as possibilidades de ensino e estímulo na aprendizagem da disciplina matemática. Para Lima Jr (2005), as tecnologias contribuem para o desenvolvimento prático, possibilita a construção de novos conhecimentos. Nessa perspectiva, procuramos desenvolver um ensino atrelado a interação de alunos com softwares educativos em algumas escolas públicas. Baseando-se em Levy (1999), temos que inovar perante o crescimento e evolução das mídias e comunicação. O presente estudo se fundamenta em outras pesquisas, como Aguiar (2013), D’ambrósio (1996), além dos que já foram citados e outros nomes importantes que nortearam esta pesquisa. Este trabalho consiste numa pesquisa caracterizada pelo estudo detalhado acerca da utilização de softwares nas aulas de matemática no ensino médio. Com o objetivo de analisar a inclusão das novas tecnologias na educação, inserindo-as, sobretudo, nas aulas de matemática. Para obter sucesso na referida pesquisa, foram construídos questionários e entrevistas com docentes e discentes, além de aplicação de alguns softwares educativos. Os resultados foram satisfatórios, os jovens alunos demonstraram interesse e aptidão para tal interação de ensino-aprendizagem juntamente com o aparato tecnológico. Portanto, ao utilizar as ferramentas oriundas da tecnologia no decorrer das aulas, como o uso de aplicativos de computador, permitindo um ambiente escolar mais inovador, mais lúdico e interativo, de modo que, seja promovida uma prática de ensino para a construção de uma educação mais qualitativa em meio à sociedade tecnológica contemporânea.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:Belarmino Mariano Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleNovas tecnologias na educação: o ensino de matemática através de softwares educacionaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José da Silva Pequeno.pdf Maria José da Silva Pequeno 763.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.