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dc.contributor.authorFormiga, Sebastião Alves-
dc.date.accessioned2014-08-21T18:11:42Z-
dc.date.available2014-08-21T18:11:42Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4768-
dc.descriptionFORMIGA,Sebastião Alves. O fazer pedagógico para motivar o ato de ler na educação infantil. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto educacional, um dos problemas mais frequentes é a falta de hábito da leitura. Sabe-se que o ato de ler significa a oportunidade de compreender o mundo em diferentes aspectos da realidade. Esta pesquisa objetivou analisar as possibilidades no fazer pedagógico para motivar os alunos da Creche/Escola Gente Inocente do município de Pombal-PB, para o gosto de ler. O presente estudo buscou investigar as possíveis falhas no fazer pedagógico e os entraves que ocorrem na aplicabilidade das políticas públicas, relacionadas à prática da leitura. Como também, compreender o processo de desenvolvimento do educando como leitor e conhecer as dificuldades do docente para efetivar seu trabalho pedagógico. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratório-descritivo. E, para a coleta de dados da pesquisa utilizou-se como instrumento, o questionário e a investigação participante. Este trabalho discutiu as deficiências relacionadas à falta da leitura, seja por falhas do fazer pedagógico, pela carência de apoio familiar ou o descaso do poder público. Com a contribuição dos docentes questionados constatou-se a deficiência dos órgãos governamentais de ensino que ministram à educação pública, a precariedade dos espaços físicos da escola e materiais didáticos utilizados, a falta de estrutura familiar derivada de problemas sociais e a negligência das instituições governamentais na formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Esta investigação acadêmica nos proporcionou a aquisição de subsídios para uma análise crítica do cenário e sugerir possíveis caminhos para a melhoria da Educação Infantil e para o processo de ensino/aprendizagem e a formação do sujeito leitor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO fazer pedagógico para motivar o ato de ler na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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