Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4770
Título: O valor atribuído à variação linguística: um olhar sobre o ensino fundamental da rede estadual na cidade de Sousa – PB
Autor(es): Oliveira, Josicleide Maria da Silva
Palavras-chave: Língua Padrão
Variação Linguística
Ensino
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa tem priorizado por muito tempo a variedade estabelecida como padrão, provocando muitas vezes a marginalização das demais variedades. Diante disso, o presente trabalho de investigação tem como objetivo refletir sobre o valor e o tratamento dado por professores de Língua Portuguesa ao trabalho com a variação linguística no contexto de sala de aula, no que se refere ao segundo segmento do Ensino Fundamental, levando em consideração o posicionamento dos professores que atuam em três escolas localizadas na cidade de Sousa (PB), a saber: a Escola Estadual de Ensino Fundamental André Gadelha, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Teodoro Neto e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite. Neste estudo, além de analisar como o referido ensino se configura na atualidade, busca-se destacar a importância de se considerar a diversidade e a diferença como formas de favorecer a oferta de um ensino democrático e igualitário, que valorize o conhecimento prévio apresentado pelo aluno, e que vise o desenvolvimento da competência comunicativa do mesmo. O estudo foi conduzido através da apropriação de reflexões teóricas e leituras de autores que abordam a temática com propriedade, a exemplo de Marcos Bagno, Bortoni-Ricardo e Magda Soares, seguido de pesquisa realizada através de questionário. Após as análises e reflexões com base nos dados obtidos, verificou-se que os professores concordam com a relevância de se trabalhar com a variação da língua, embora tenha sido possível observar ainda alguns resquícios próprios do ensino tradicional.
Descrição: OLIVEIRA, Josicleide Maria da Silva. O valor atribuído à variação linguística: um olhar sobre o ensino fundamental da rede estadual na cidade de Sousa – PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4770
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josicleide Maria da Silva Oliveira.pdfJosicleide Maria da Silva Oliveira 445.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.