Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4775
Título: Caracterização morfológica de duas espécies do gênero Senna
Autor(es): Andrade, Alexandro de Figueiredo
Palavras-chave: Leguminosas
Frutos
Sementes
Plântulas
Data do documento: 22-Ago-2014
Resumo: Objetivou-se, com esta pesquisa, estudar as características morfológicas de frutos, sementes, germinação e plântulas de espécies do gênero Senna com o intuito de estabelecer parâmetros para a identificação e diferenciação das espécies utilizadas como forrageiras nativas no semiárido do estado da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Fisiologia Vegetal do CCHA/UEPB, em Catolé do Rocha, após coleta dos fruto/sementes em áreas de ocorrência natural das espécies. Para a descrição morfológica dos frutos, sementes e germinação, foram utilizadas 100 unidades selecionadas aleatoriamente para cada espécie. Os frutos de Senna obtusifolia (L.) e Senna occidentalis (L.) são do tipo legumes secos, deiscentes, polispérmicos, monocarpelares, glabros, coloração marrom, cilíndricos e arqueados na primeira espécie e marrom escuro com bordas marrom claro na segunda. Para Senna obtusifolia as sementes são alongadas castanha escura, com duas cicatrizes nas superfícies opostas orientadas ao longo do eixo mais longo da semente, já para Senna occidentalis são do tipo obovóide, tegumento de bordo arredondado, com a parte central clara e a porção periférica escura, para ambas as espécies a germinação é epígea, fânero cotiledonar. As espécies do gênero Senna apresentam variabilidade em relação às dimensões (comprimento, largura, espessura) peso e número de sementes por fruto, possibilitando a diferenciação das espécies. Os aspectos descritos e ilustrados mostraram-se bastante homogêneos para cada espécie e heterogêneo entre ambas, viabilizando o reconhecimento das mesmas nos estágios iniciais de desenvolvimento.
Descrição: ANDRADE, A. F. Caracterização morfológica de duas espécies do gênero Senna. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4775
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandro de Figueiredo Andrade.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.