Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4783
Título: Zoneamento das forrageiras cultivadas nos estabelecimentos rurais do município de Catolé do Rocha, PB
Autor(es): Costa, Patrícia da Silva
Palavras-chave: Alimentação
Semiárido
Sistemas de produção
Ruminantes
Data do documento: 22-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as espécies que compõem o suporte forrageiro dentro dos estabelecimentos rurais do município e as técnicas de manejo adotadas para manutenção das pastagens. Foi aplicado um questionário composto de 25 perguntas, dividido em duas partes, sendo a primeira relacionada com o perfil social e a segunda sobre o uso das forrageiras cultivadas nos estabelecimentos rurais. As propriedades rurais escolhidas para a amostragem foram o Sítio Catolé de Baixo, Sítio Mapirunga, Sítio Boa Água, Sítio Cajueiro, Sítio Bom Nome e Sítio Capim Açú. Foram entrevistadas 17 pessoas. Os dados de cunho social dos entrevistados mostraram que 100% são do sexo masculino, com idade variando entre 24 a 70 anos. Quanto ao local de residência 82,35% dos entrevistados residem na zona rural. Em relação ao nível de escolaridade os moradores apresentaram variância de analfabetismo a ensino médio completo. Foi observado que os mesmos trabalham com agropecuária a cerca de 5 ou mais de 20 anos. Do total da amostra menos de 90% são casados com 3 a 4 filhos, onde 80% da mão de obra utilizada na propriedade são de base familiar. Conforme zoneamento das forrageiras 64,7% residem no Sítio Catolé de Baixo, 11,76% no Sítio Mapirunga e com os percentuais de 5,88% nos Sítios Boa Água, Cajueiro, Bom Nome e Capim Açú, respectivamente. Do total de produtores 94,11% são proprietários de terras e 5,88% posseiro, com área total dos estabelecimentos variando de 1,5 a 50ha, ou seja, 80% das propriedades tem área inferior a 10ha e 20% tem área maior que 10ha e menor que 100ha. Todos os entrevistados cultivam alguma espécie forrageira em áreas que variavam de 1,0 a 23,5 ha e preservam uma área com vegetação nativa. As principais espécies forrageiras cultivadas nas propriedades são pertencentes às famílias botânicas das cactáceas, gramíneas e leguminosas. Os sistemas de criação que predominam são extensivo e semi-intensivo. Os animais que utilizam as pastagens são equinos, muares, bovinos e ovinos em sistema de pastejo. Dentre as espécies de maior produção e adaptada o sorgo e a palma são as mais produtivas e resistentes. Com esse estudo pode-se concluir que é de grande importância incentivar a conservação de forragem, seja por meio de ensilagem ou fenação, com o objetivo de diminuir a utilização de alimentos concentrados. Os produtores demonstram certo conhecimento das espécies que são mais produtivas e adaptadas às condições de semiaridez da região.
Descrição: COSTA, P. S. Zoneamento das forrageiras cultivadas nos estabelecimentos rurais do município de Catolé do Rocha, PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4783
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia da Silva Costa.pdf2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.