Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4818
Título: Crescimento e produção da mamoneira BRS Gabriela em função da adubação orgânica e níveis de água
Autor(es): Jesus, Paula Lorrane Melo de
Palavras-chave: Ricinus communis
Irrigação
Húmus de minhoca
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: Objetivou-se estudar o crescimento e a produção da mamoneira (Ricinus communis L.) BRS Gabriela em função das doses de matéria orgânica e água disponível no solo. O experimento foi conduzido no período de agosto de 2013 a janeiro de 2014, em estufa agrícola nas dependências da Universidade Estadual da Paraíba, Campus IV, Catolé do Rocha-PB. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualisado e os tratamentos foram distribuídos em esquema fatorial 5 x 4, sendo o primeiro fator constituído por 5 doses de húmus de minhoca a base de esterco bovino (0; 5; 10; 15 e 20 % do volume do vaso) e o segundo em 4 níveis de água disponível no solo (70; 80; 90 e 100%), resultando em 20 tratamentos, com três repetições e 1 planta por repetição, totalizando 60 unidades experimentais. Cada unidade experimental foi constituída de um vaso plástico com capacidade para 30 L e uma planta de mamoneira BRS Gabriela. Aos 120 dias após a semeadura foram avaliadas quanto ao crescimento e produção. De maneira geral o maior crescimento foi alcançado pelas plantas cultivadas nos maiores regimes hídricos e adubadas com 3 L de húmus para em altura e diâmetro, e de 6 L para área foliar. A adubação orgânica só exerceu efeito satisfatório sob a produção da cultura em condições de disponibilidade de água superiores a 90% da capacidade de campo. O maior número de sementes e pesos de sementes foram obtidos pelas plantas cultivadas a 100% da disponibilidade de água no solo e na dose de 6 L de húmus de minhoca a base de esterco bovino.
Descrição: JESUS, P. L. M. de. Crescimento e produção da mamoneira BRS Gabriela em função da adubação orgânica e níveis de água. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4818
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula lorrane Melo de Jesus.pdf874.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.