Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4833
Título: As questões raciais representadas em "O Mulato" de Aluísio de Azevedo
Autor(es): Silva, Francineide Maria da
Palavras-chave: Sociedade
Preconceito racial
Romance
Data do documento: 26-Ago-2014
Resumo: O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar a representação das questões raciais no romance “O Mulato” de Aluísio Azevedo. Obra considerada polêmica na época em que foi publicada, tanto pelo enfoque naturalista, quanto por abordar a questão do preconceito em plena campanha abolicionista no século XIX. O romance “O Mulato”, relata a estória de amor não concretizada, entre os personagens Raimundo e Ana Rosa, no qual o autor ressalta como um dos aspectos principais, o preconceito racial, além de demonstrar severas críticas à sociedade maranhense, que para Azevedo, era fortemente racista. Esta investigação ressalta como a sociedade maranhense lidava com o preconceito racial, analisando os discursos racistas proferidos pela maioria dos personagens, com exceção de Casusa, cujo discurso difere dos demais. O trabalho foi realizado com base em um aporte metodológico à luz das concepções de: Nogueira (2002), Santos (1984), Pereira (1973), Mérian (1988), Coutinho (2001), Sant’ana (2005), dentre outros. Com a realização da pesquisa, constatou-se o quanto a obra objeto de análise é representativa enquanto elemento de denúncia do preconceito racial.
Descrição: SILVA, F. M. da. As questões raciais representadas em "O Mulato" de Aluísio de Azevedo. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4833
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francineide Maria da Silva.pdf517.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.