Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4835
Título: O gênero tirinha como representação da cultura e identidade surda: Caso "That Deaf guy"
Autor(es): Vieira, Franciedina Aparecida Soares
Palavras-chave: Identidade
Cultura e identidade surda
Gêneros textuais
Data do documento: 26-Ago-2014
Resumo: Durante muito tempo, a surdez foi considerada como maldição e doença, contribuindo para a exclusão dos indivíduos surdos, que até então eram vistos como indivíduos deficientes e incapazes de realizar algumas tarefas, como falar e escrever. No entanto, com o surgimento e reconhecimento da língua de sinais, os surdos passaram a possuir uma forma de comunicação, através da qual eles também obtêm meios para construírem suas identidades como sujeitos capazes e pertencentes a uma cultura diferente, a cultura surda, que é expressa na sua maneira de falar. E trazendo isso para a realidade da diversidade de gêneros textuais, na atualidade, esses estão sempre presentes na vida dos indivíduos podendo até representá-los e interferir na construção da sua identidade. Assim sendo, este estudo pretende analisar os traços da cultura e da identidade surda nas tirinhas “That deaf guy”,postadas em uma página de uma rede social denominada “ Surdalidade”. Desse modo, esse estudo desenvolve-se através de uma análise realizada, especificamente, fundamentado nos conceitos de Hall (2005), Marcuschi (2005) e Gesser (2009), dentre outros autores, abrangendo conceitos de identidade e como acontece a sua construção, cultura e identidade surda e algumas considerações sobre gêneros textuais como representação social. Desse modo, esperamos que essa pesquisa possa contribuir para o reconhecimento do indivíduo surdo como um ser social, independentemente de sua surdez.
Descrição: VIEIRA, F. A. S. O gênero tirinha como representação da cultura e identidade surda: Caso "That Deaf guy". 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4835
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -Franciedina Aparecida Soares Vieira.pdf845.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.