Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4856
Título: Desempenho inicial de plântulas de feijão caupi oriundas de sementes produzidas sob adubação orgânica
Autor(es): Vaz, Solange Vieira
Palavras-chave: Vigor
Cultivares
Composto
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Com o objetivo de avaliar o desempenho inicial de plântulas de feijão caupi Vigna unguiculata (L.) Walp, produzidas sob diferentes doses de composto orgânico, instalou-se um experimento, realizado em duas etapas sendo elas: Etapa 1- Produção de Sementes em Campo e Etapa 2 - Avaliação do desempenho inicial de plântulas de feijão Caupi, para tanto na primeira etapa utilizou-se delineamento em blocos casualizado em esquema fatorial 2 X 4, sendo utilizada duas cultivares (Cv1 = Costela de Vaca e Cv2 = Canapu) e quatro doses de composto Orgânico (D1 = Zero; D2 = 4 ton/ha; D3 = 8 ton/ha e D4 =12 ton/ha) perfazendo um total de oito tratamentos (T1= CV1+D1; T2 = CV1+D2; T3 = CV1+D3; T4 = CV1+D4; T5 = CV2+D1; T6 = CV2+D2; T7 = CV2+D3; T8 = CV2+D4), com três repetições, na segunda etapa o delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, onde avaliou-se as seguintes variáveis: índice de velocidade de emergência (IVE), percentagem de emergência total (E%), comprimento de plântula (CP); massa fresca de plântula (MFP) e massa seca de plântula (MSP). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância, utilizando o teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Para a avaliação das doses de composto orgânico procedeu-se à análise de regressão polinomial. Os dados obtidos e as análises realizadas permitiram concluir que as doses de composto orgânico, aplicados ao solo, influenciaram a qualidade fisiológica das sementes, o desempenho inicial das plântulas, as cultivares responderam de forma diferenciada a aplicação de composto orgânico ao solo e o melhor desempenho das plântulas de feijão caupi ocorreu na cv Canapu na dose 4 ton/ha.
Descrição: VAZ, S. V. Desempenho inicial de plântulas de feijão caupi oriundas de sementes produzidas sob adubação orgânica. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4856
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Solange Vieira Vaz.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.