Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4860
Título: Influência do tamanho dos diásporos de quixabeira sobre a germinação e vigor
Autor(es): Cavalcante, Leandra de Melo
Palavras-chave: Sideroxylon obtusifolium (Roem. & Schult) Penn
Emergência
Espécie florestal
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Sideroxylon obtusifolium (Roem. & Schult.) Penn. (quixabeira) é uma sapotacea arbórea nativa da caatinga do Brasil. Objetivando melhorar a qualidade do lote, os diásporos foram classificados pelo tamanho em peneiras de crivos circulares de diâmetro de: 3,60; 4,00; 4,75; 6,35 mm e mistura (sem separação de diáporos por tamanho). Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições, com 25 diásporos cada. Os diásporos foram previamente escarificados e submetidos ao teste de germinação e emergência. Foram analisadas as seguintes variáveis: percentual e índice de velocidade de germinação e emergência dos diásporos, comprimento e matéria seca das plântulas. As contagens foram feitas em dias alternados. Os diásporos de S. obtusifolium classificados como grande (6,35 mm) apresenta maior germinação e vigor, portanto, a classificação pelo tamanho melhora a qualidade do lote, sendo assim, uma técnica que deve ser recomendada para avaliação da qualidade fisiológica desta espécie.
Descrição: CAVALCANTE, L. M. Influência do tamanho dos diásporos de quixabeira sobre a germinação e vigor. 2014. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4860
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandra de Melo Cavalcante.pdf309.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.