Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4864
Título: O sentido da morte no poema "Morte e Vida Severina"
Autor(es): Alves, Paula de Sousa
Palavras-chave: Morte
Poema
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: O objetivo principal deste artigo consiste em analisar o sentido da morte no poema “Morte e vida severina” do autor pernambucano João Cabral de Melo Neto. O poema cabralino reflete a difícil vida dos sertanejos, principalmente os que habitam o sertão nordestino, além de apresentar para os leitores a figura de Severino, sujeito pobre e sofredor, que tem sua vida marcada pela miséria e pela dificuldade. No decorrer da análise refletiremos sobre o fim da vida, discutindo teoricamente algumas definições e mostrando algumas hipóteses sobre o porquê do espanto demonstrado pelos indivíduos quando a morte é tema de alguma conversa. Buscamos ampliar a discussão destacando as principais características que tornam o poeta João Cabral um engenheiro no campo das palavras. O trabalho se fundamenta em estudos teóricos de Freud (1997), Bosi (1994), Heidegger (2008), entre outros. Após a pesquisa realizada foi possível inferir que a morte presente na obra objeto de estudo é representada com o intuito de repassar os fatores negativos que rodeiam a classe dos menos favorecidos, dentre esses fatores pode-se destacar o sofrimento, a pobreza e a miséria.
Descrição: ALVES, P. S. O sentido da morte no poema "Morte e Vida Severina". 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4864
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula de Sousa Alves.pdf497.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.