Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4865
Título: O multiculturalismo no âmbito escolar: um dilema na educação
Autor(es): Sousa, Adriana Muniz da Penha
Palavras-chave: Multiculturalismo
Escola
Identidade
Alteridade
Prática pedagógica
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: A escola não deve ser vista apenas como uma instituição social. Ela deve ser vista, principalmente, como um espaço que promova o desenvolvimento da autonomia e respeite as diversas culturas existentes nela. Assim, esse artigo é resultado de um estudo teórico que envolve discussões sobre a educação e a identidade negra, relacionando-as à construção do processo educativo e abordando particularidades da formação da identidade pessoal e cultural na sociedade brasileira. Além disso, discutimos a construção da identidade negra na prática docente. Sendo assim, nossa inquietação visa saber quais são as principais categorias do multiculturalismo que favorecem o desenvolvimento de práticas docentes que respeitam a alteridade na sociedade brasileira? Para isso, usamos uma fundamentação teórica de autores como Muniz Sodré A. Cabral (1996; 2008), Nestor Canclini (1990); Manuel Castells (1999); Stuart Hall (2006); Peter Mclaren (2000), que abordam as questões sobre multiculturalismo na escola, explicitando a categoria identidade. Com isso, nosso objetivo geral é sistematizar, a partir da teoria multiculturalista, as categorias relacionadas ao desenvolvimento de práticas que estimulem o respeito a cultura afro-brasileira. Para alcançar esse objetivo geral, tivemos que discutir sobre a origem do racismo no Brasil e o preconceito na escola, a partir das vivências dos negros desde os momentos iniciais da formação social do povo brasileiro até a atualidade; compreender como as questões sobre a discriminação racial estão relacionadas ao cotidiano escolar. Para isso, esse trabalho está estruturado da seguinte forma: apresentamos a origem do racismo no Brasil e do preconceito na escola. E em seguida, tratamos das principais categorias que o multiculturalismo utiliza, visando uma prática pedagógica emancipatória. Consideramos que uma prática pedagógica multicultural possibilita a ação recíproca da radicalidade democrática.
Descrição: SOUSA, A. M. P. O multiculturalismo no âmbito escolar: um dilema na educação. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4865
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Muniz da Penha Sousa.pdf602.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.