Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4867
Título: A alteração dos sentidos humanos pelo "universo letrado": um recorte do filme O leitor
Autor(es): Linhares, Francisca Paula Dutra
Palavras-chave: O Leitor
Leitura
Letramento
Prazer/Sedução
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da evidente atração dos sentidos humanos pelo ―universo letrado‖. Utilizamos como corpus para nossa análise, recortes do filme ―O leitor‖, baseado na obra homônima do escritor alemão Bernhard Schlink, dirigido por Stephen Daldry. Inicialmente apresentamos por meio de uma pesquisa bibliográfica, análises de autores que se dedicam a refletir sobre a leitura e o letramento trazendo significativas elucidações sobre os desafios e particularidades inerentes a esses processos. Destacamos a leitura enquanto prática social e, por fim apresentamos a intensa e intrínseca relação do universo das letras na constituição da personalidade dos personagens, suas frustrações anseios e sonhos. As conclusões a que chegamos denotam o prazer, o poder e o fascínio que a leitura exerce sobre as pessoas, mobilizando-as, transformando-as e, em sua falta, aprisionando-as.
Descrição: LINHARES, F. P. D. A alteração dos sentidos humanos pelo "universo letrado": um recorte do filme O leitor. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4867
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Paula Dutra Linhares.pdf723.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.