Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4869
Título: Aspectos ideológicos em "O pagador de promessas" de Dias Gomes
Autor(es): Suassuna, Amanda Alves de Oliveira
Palavras-chave: Literatura
Sociedade
Ideologia
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar como a ideologia e os aparelhos ideológicos de Estado intervêm na vida do personagem Zé do Burro da obra “O Pagador de Promessas”, de Alfredo Dias Gomes, discutindo acerca da literatura e sociedade. Esta análise discute os aspectos ideológicos e os aparelhos de Estado presentes na obra, procurando ressaltar como eles são caracterizados e funcionam dentro de um determinado segmento da sociedade. O trabalho foi realizado com base em um aporte metodológico de cunho bibliográfico, especificamente centrado nas concepções de: Althusser (1970) Candido (2010), Gomes (1972), (1998) e (2003), Rosenfeld (1996), dentre outros. A pesquisa realizada possibilitou inferir que o personagem não consegue cumprir com seus propósitos, uma vez que a intolerância da Igreja, o sensacionalismo da Imprensa e o despreparo da Segurança Pública possuem pressupostos ideológicos diversos que se sobressaem por seus modos de funcionamentos serem superiores aos de meros cidadãos comuns.
Descrição: SUASSUNA, A. A. O. Aspectos ideológicos em "O pagador de promessas" de Dias Gomes.. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4869
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Alves de oliveira Suassuna.pdf880.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.