Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4871
Título: Poesia e intertuxtualidade: leitura de poemas infantis de José Paulo Paes
Autor(es): Pereira, Patrícia Ribeiro de Sales
Palavras-chave: Literatura infantil
Poesia
Intertextualidade
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: José Paulo Paes, poeta de Taquaritinga, interior de São Paulo, trafegou entre os mais diversos ramos da Literatura brasileira, inclusive na Literatura infanto-juvenil. Seus poemas dedicados a este público são marcados por uma postura humorística que particulariza seus textos e revela ao leitor um universo engraçado e alegre, constituindo-se numa das principais características de sua poesia. Além do humor, verifica-se ainda em seus poemas um diálogo com a cultura popular, característica que pretendemos observar mais detidamente neste trabalho, analisando os seguintes poemas: “Paraíso”, presente no livro Poemas para brincar, de 1988, “Cadê”, que figura na coletânea, Lé Com Cré, de 1993 e “Acidente”, de seu primeiro livro para crianças: É isso ali, de 1984.Este trabalho acadêmico procura, portanto, analisar esses poemas, procurando identificara relação que eles estabelecem com outras manifestações da cultura popular. Para tanto, recorremos aos estudos de Coelho (1982), Cunha (2003), Silva (2001), dentre outros. A análise dos textos indica uma ressignificação de poemas da cultura oral, do folclore inseridos em um contexto lúdico e prazeroso.
Descrição: PEREIRA, P. R. S. Poesia e intertuxtualidade: leitura de poemas infantis de José Paulo Paes. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4871
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Ribeiro de Sales Pereira.pdf563.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.