Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4880
Título: O ensino de geografia nas séries iniciais: um estudo de caso com os professores do ensino público e privado do município de Gurinhém
Autor(es): Gomes, Simone Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Geografia
Ensino
Prática docente
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de analisar como o ensino de Geografia é ensinado em uma escola pública e privada do município de Gurinhém - PB. A Escola de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro e a Instituição Educacional Escola Ativa. Ambas localizam-se na cidade de Gurinhém, no agreste paraibano. Nosso objetivo é indagar como melhorar ou contribuir para uma mudança no ensino de geografia, e como fazer uma educação que contribua para formar alunos mais conscientes do seu papel na sociedade. Para tanto, entrevistamos os professores das escolas, através do trabalho de campo observamos e analisamos a prática docente, os métodos de ensino, a utilização do livro didático, e as estratégias que os professores utilizam para tornar as aulas mais atraentes e motivadoras. Buscou-se refletir como a teoria tem sido trabalhada na prática de sala de aula. Após diversas leituras e análise, percebeu-se a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de Geografia e como tornar a prática pedagógica do professor de Geografia mais próximo da realidade do alunado com a finalidade de contribuir para tornar o ensino de Geografia não só mais uma disciplina do currículo escolar, porém uma disciplina que contribua para formar cidadãos que se preocupam com seu espaço e o transformam.
Descrição: GOMES, S. R. dos. S. O ensino de geografia nas séries iniciais: um estudo de caso com os professores do ensino público e privado do município de Gurinhém. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4880
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Rodrigues dos Santos Gomes.pdfSimone Rodrigues dos Santos Gomes895.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.