Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4882
Título: O uso do lúdico nas séries iniciais: uma importante prática no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Rocha, Naiara Catiana Lima da
Palavras-chave: Lúdico
Educação infantil
Desenvolvimento de aprendizagem
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este trabalho sistematiza um estudo acerca da importância do lúdico na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de Gurinhém/PB. Nosso objetivo foi compreender qual o papel da atividade lúdica como forma de facilitar a motivação do aluno, bem como analisar o lúdico como uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, como ressaltam, Vygotsky (1998), Piaget (1998), Freire (1997), Campos (2011), Marcellino (1997). Trata-se de uma pesquisa teórica, metodológica, realizada na Escola Municipal Flaviano Ribeiro Coutinho no município de Gurinhém/PB. A pesquisa é de cunho teórico e empírico. Os dados foram analisados de forma qualitativa, as informações foram coletadas, através de roteiro, de forma a estabelecer relações entre as informações obtidas no questionário, e interpretadas, à luz das abordagens teóricas sistematizadas. Concluímos que apesar das entrevistadas concordarem que o lúdico é indispensável na prática pedagógica, como ferramenta de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Todavia, cabe mencionar que as professoras apresentaram contradições entre a teoria e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando o lúdico de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-os apenas em alguns momentos e de maneira limitada.
Descrição: ROCHA, N. C. L. da. O uso do lúdico nas séries iniciais: uma importante prática no processo ensino-aprendizagem. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4882
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Naiara Catiana Lima da Rocha.pdfNaiara Catiana Lima da Rocha752.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.