Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4886
Título: Bullyng na escola: conhecimento do professor, presença e consequências para os alunos
Autor(es): Araújo, Maria José Alves de
Palavras-chave: Bullying
Professor
aluno
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: A violência na escola protagonizada por crianças, adolescentes e jovens, é uma realidade inegável. O espaço escolar é palco de diversas manifestações de violência. Em alguns casos são direcionadas aos professores, e/ou aos demais funcionários. Mas, em outros casos, os próprios alunos se agridem com palavras, com gestos, etc. Desta forma, a questão que norteou este trabalho é de que forma a escola pode contribuir para eliminar o problema do bullying na escola. Este estudo tem como objetivo analisar a presença do bullying no espaço escolar da Escola Municipal Madre Dantas localizado na cidade de Gurinhém-PB. Procurando identificar as causas e consequências do bullying na escola e discutir o papel do professor frente as situações de bullying na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico, realizada a través de observação participante e aplicação de questionário junto aos docentes da escola. Os estudos teóricos auxiliaram na problematização e aprofundamento de questões empíricas trabalhadas. Utilizou-se um conjunto de proposituras teóricas e metodológicas, entre as quais destaca-se as contribuições de Calhau (2011), Fante (2005) e Chalita (2008). Durante a coleta de dados cada professor foi expondo sua opinião. Desta forma, é possível observar que os professores associam o bullying a questão da violência sofrida tanto na sala de aula quanto fora dela. O que chama a atenção é que o bullying surge sem motivo aparente para amedrontar as vítimas e causar sérios problemas de ordem social, física e até psicológica. Comprometendo o aprendizado dos alunos que em alguns casos decidem abandonar a escola.
Descrição: ARAÚJO, M. J. A. de. Bullyng na escola: conhecimento do professor, presença e consequências para os alunos. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4886
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Alves de Araújo.pdfMaria José Alves de Araújo920.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.