Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4899
Título: A importância da Escola Municipal Antônio Soares da Cruz para a educação infantil na zona rural de Logradouro - PB
Autor(es): Silva, aria da Conceição da Silva
Palavras-chave: Escola
Educação básica
Educação infantil
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Esta monografia tem o objetivo de analisar a importância da Escola Municipal Antônio Soares da Cruz para a Educação Infantil na zona Rural de Logradouro-PB. Esta pesquisa foi desenvolvida para estudar as práticas da Educação infantil na zona rural e como a infra-estruturar da escola contribuí para as famílias que dependem de escolarização. A base deste trabalho buscou nos textos disponíveis em estágio supervisionados, as praticas educacionais como compreender a importância das principais concepções da criança num processo educativo onde o papel da escola é de formar cidadãos capazes de desenvolver suas habilidadesintelectuais e cognitivas em um processo continuam, onde possa sesocializar com outrascrianças e perceber que a educação básica é a fase mais importante para formadora da criança nestesistema contínuo de aprendizagem. Dessa forma esta pesquisa procurou abranger o universo de alunos de uma escola do campo com turmas do pré I ao 5º ano da educação básica sendo analisadas todas as salas. O estudo qualitativo utilizou a metodologia do tipo descritivo e contou com a participação de alunos e educadores e levando em consideração a experiência da pesquisadora com as salas de aula. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram às pesquisas, observações e estágio supervisionado. Portanto podemos perceber que o estudo demonstrou a importância da escola para o desenvolvimento educativo e social dacriança, este um novo olhar para a educação infantil e para educação básica, uma rotina sistematizada de descobertas e novos caminhos a serem traçados por alunos e educadores que busquem sempre novos desafios e saiam da mesmice de ficar presos a uma rotina, e perceber a importância do novo, inovar buscar respostas para perguntas, questionar quando for preciso, esta é uma forma de proporcionar o aprendizado e trazer para o aluno a real situação do conhecimento em um sistema social.
Descrição: SILVA, M. da. C. A importância da Escola Municipal Antônio Soares da Cruz para a educação infantil na zona rural de Logradouro - PB. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4899
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Conceição da Silva.pdfMaria da Conceição da Silva1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.