Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/490
Título: Ocorrência do quinto sinal vital e depressão na avaliação do doente renal crônico (DRC)
Autor(es): Sousa Júnior, Januário Sérvulo de
Palavras-chave: Insuficiência Renal Crônica
Dor
Depressão
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: No Brasil e no mundo a doença renal crônica tem acometido, a cadaano, mais indivíduos no auge da sua vida produtiva. A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é uma patologia grave, e mesmo com Terapia Renal Substitutiva (TRS), tem,em nosso meio, mortalidade superior em números absolutos a maioria dasneoplasias como: câncer do colo do útero, colo/reto, próstata e mama e próximo àde câncer de estomago. Dentre as entidades que acometem o Doente RenalCrônico (DRC) a dor e a depressão podem ser coadjuvantes das morbidades queculminam com a morte. O objetivo dessa pesquisa foi verificar ocorrência do quintosinal vital e depressão na avaliação do doente renal crônico. Metodologia: Apesquisa de caráter transversal e exploratório. Os dados foram colhidos de Agosto asetembro de 2010, com uma amostra de 35 DRC numa unidade de hemodiálise nacidade de Campina Grande, PB, Brasil. Foi aplicada uma Ficha de Avaliação (FA), Inventário de Depressão de Beck (IDB), e Inventário Breve da Dor (IBD). Resultados: A FA revelou que a maioria dos indivíduos era do sexo masculino(60%, n= 21) na faixa de idade de 41- 60 anos 54,2% (n=19) a maioria dos sujeitos(71,4%) apresentam escolaridade igual ou inferior ao nível fundamental, com tempode diálise predominante entre 0-3 anos 57,1% (n=20) e 68,5% (n=24) revelaram sentir algum tipo de dor constante. No IBD, 60% da amostra referiu dor nas últimas24h. A pior dor sentida apresentou média de 5,90 ± 2,2; a média dessa dor sentidana visão do paciente foi 4,4±1,7; nos hábitos gerais o IBD revelou que e a dorinterferiu no trabalho em média 4,7±4,0; na habilidade de caminhar em média4,5±3,3; e no sono 3±3,34. No IDB a depressão apresentou-se de formapredominante nesta pesquisa em 48,5% (n=17) da amostra e 17,1% (n=6) apresentavam-se com disforia. Conclusão: Este estudo mostrou que a disforiarevelou-se na minoria da amostra, a depressão e a dor revelaram-se em grandeparte da amostra, destacando a importância do desenvolvimento de programas deprevenção destas entidades, através de pesquisas longitudinais de acordo com arealidade de cada serviço.
Descrição: SOUSA JÚNIOR, J. S. de. Ocorrência do quinto sinal vital e depressão na avaliação do doente renal crônico (DRC). 2010. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/490
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Januário Sérvulo de Sousa Júnior.pdfJanuário Sérvulo de Sousa Júnior1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.